Este ano, a Valtra celebra cinco anos de colaboração com a empresa de energia Neste sobre combustíveis renováveis. A marca de tratores nórdicos utiliza o combustível diesel renovável Neste MY para todos os seus testes de tratores, enchendo primeiro os tanques com combustível renovável antes de deixar a fábrica Suolahti na Finlândia. O enfoque contínuo da Valtra no combustível renovável é parte de uma estratégia mais ampla para reduzir a pegada de carbono da empresa.
O Neste My, é o combustível diesel renovável, feito a 100% de resíduos e detritos. Graças às suas características sustentáveis e renováveis, um motor que funciona com o combustível diesel renovável Neste My reduz a sua pegada de carbono em 90% em média. A Valtra estima que nos últimos cinco anos utilizou cerca de 4 milhões de litros de combustível renovável. Isto reduziu a pegada de carbono da Valtra em aproximadamente 12.240.000 kg. Para colocar estes números em perspetiva, isto equivale aproximadamente à remoção de 4.735 veículos a gasóleo das nossas estradas.
“A Valtra foi uma das primeiras empresas a mostrar liderança na sua indústria e a decidir reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa com o combustível diesel renovável Neste MY. Estamos muito satisfeitos por ver a redução do impacto climático que a nossa parceria criou e esperamos continuar a colaboração no futuro”, diz Heidi Peltonen, Diretora de Parcerias Sustentáveis da Neste.
O compromisso da Valtra em reduzir a sua pegada de carbono levou a numerosas inovações e estratégias nos últimos anos. Por exemplo, a partir de 2022, a fábrica da Valtra em Suolahti, Finlândia, funcionará com energia 100% renovável. A sua carteira de fontes renováveis inclui recursos eólicos, hídricos e de biomassa, bem como painéis solares no telhado da fábrica. Graças a uma cuidadosa gestão de energia, a fábrica reduziu o seu consumo de energia em 12,5% nos últimos anos.
Para além de analisar as suas próprias operações, a Valtra trabalha com os seus parceiros e clientes para os ajudar a reduzir o seu impacto ambiental. Graças a estes esforços, a Valtra reduziu as suas emissões de entrada em 17% desde 2018. Quando se trata de ajudar os clientes, Mikko Lehikoinen, vice-presidente de marketing da Valta, é apaixonado por ajudar os agricultores a tirarem o máximo partido dos benefícios dos tratores e “sabemos que os agricultores estão muito conscientes da questão da sustentabilidade, e as nossas tecnologias agrícolas inteligentes permitem aos agricultores aproveitar ao máximo os benefícios dos tratores e da tecnologia Valtra. As nossas tecnologias agrícolas inteligentes permitem aos agricultores reduzir a utilização de fertilizantes e pesticidas para estarem preparados para o Pacto Verde Europeu. Também sabemos que eles querem reduzir o seu consumo de combustível. Temos ferramentas, como a Valtra Connect, para os ajudar a monitorizar a utilização dos seus tratores e a encontrar formas de reduzir o consumo de combustível. Se conseguir combinar essa inteligência com a menor pegada de carbono resultante da utilização do Neste MY, é uma situação vantajosa para todos”.