A 5.ª Semana Internacional de Voluntariado da Repsol, promovida anualmente pela Fundação Repsol, mobilizou cerca de 3.500 voluntários nos 23 países onde está presente. A edição deste ano promoveu 129 atividades, envolveu 80 equipas e beneficiou mais de 17.000 pessoas, com atividades focadas no ODS 13– Ação Climática.
Durante uma semana, fizeram parte do calendário de atividades ações no terreno de reflorestação, limpeza de habitats naturais, e de solidariedade junto de coletivos desfavorecidos. Numa semana, os voluntários plantaram e cuidaram de mais de 6.000 árvores e removeram um total de mais de cinco toneladas de lixo da natureza.
Em Portugal, para além das atividades online e das ações no terreno, foram ainda apoiadas cerca de 30 associações e doados 5.000 euros para a colocação de painéis solares no Lar da Cercisiago, em Santiago do Cacém, num investimento total de 24.000 euros, dividido por outras entidades.
“Na Repsol trabalhamos para impulsionar uma transição energética mais justa e inclusiva. Estamos a viver tempos complexos e o mundo precisa de todos nós, da nossa energia, coragem e compromisso”, afirma António Martins Victor, Diretor de Comunicação e Relações Externas da Repsol em Portugal, acrescentando que “esta semana foi muito importante para reforçarmos os nossos objetivos sustentáveis. A Repsol foi a primeira empresa do setor a anunciar o seu compromisso de atingir zero emissões líquidas até 2050 e esta semana é mais um exemplo do envolvimento das nossas pessoas neste objetivo comum”.
Nesta edição, a Repsol voltou a reforçar o seu compromisso em divulgar e sensibilizar a sociedade para o ODS Ação Climática, promovendo vários workshops, aos quais os voluntários puderam assistir, online, sobre a importância da concretização dos ODS pelas empresas. Este ano, 80% das atividades de voluntariado da Repsol foram realizadas de forma presencial.
A quinta edição desta iniciativa pretende promover diferentes atividades de voluntariado nos países e regiões onde a Repsol está presente, com o objetivo de facilitar e incentivar a iniciação no âmbito do voluntariado nos seus colaboradores, e reforçando, assim, a responsabilidade social corporativa.