Evento está marcado para as 18h00.
Para assistir ao workshop basta aceder link e inscrever-se.
Em alternativa pode enviar um email para: inovterrasocial@gmail.com
A convidada deste workshop é Sónia Brito, Engenheira Civil e Sócia-Gerente SR Berry.
A história de Sónia e da SR Berry
A SR Berry foi fundada por Sónia Brito, uma jovem licenciada em Engenharia Civil, que decidiu manter-se em Portugal, investindo na Agricultura, com a visão de implementar uma nova forma de produção agrícola no Algarve, aproveitando terrenos de herança e as excecionais condições climáticas da região para desenvolver a produção de pequenos frutos vermelhos em hidroponia destinados à exportação.
A área inicial foi de 0,72 ha com as culturas de framboesas e 0,45 ha de morangos. Em 2014 converteram toda a área para framboesas. No ano de 2015 registou-se um aumento de área de 0,23 ha, totalizando 1,4 ha.
No final de 2015, a empresa submeteu um novo projeto ao abrigo do PDR2020, num terreno a 50 metros das atuais instalações.
O terreno possui 11 ha de área total, dos quais a SR Berry vai utilizar 4,4 ha para expansão do negócio, mantendo a produção de framboesas. Para além, das framboesas irá produzir 4,5 ha em dióspiros utilizando o solo.
A SR Berry possui uma parceria com a Driscoll’s, que lhe permitiu adaptar variedades com patente Driscoll’s à referida técnica, com resultados que superaram as expectativas.
A distribuição é assegurada pela organização de produtores LusoMorango, que a SR Berry integra, escoando os seus produtos para o Norte da Europa, considerado um mercado de excelência, graças à parceria com a Driscoll’s, líder de vendas de pequenos frutos a nível mundial.
O projeto foi premiado com uma menção honrosa de Melhor Jovem Agricultor de 2015 e em 2018 foi reconhecida com uma menção honrosa de empresa agrícola a nível nacional.
Contribuir para produção sustentável, baseando a sua atividade numa relação de confiança, fair-play e transparência na parceria com a Driscoll’s é um dos grandes objetivos da empresa.
Além disso, aposta no desenvolvimento de uma agricultura moderna, saudável e sustentável, com respeito pelo meio ambiente e integração na natureza, em todas as suas fases de produção e desenvolvimento, com vista a obter a máxima qualidade com o mínimo de recursos.
Valorizar as mulheres do Mundo Rural
Recorde-se que o ‘EQUAL RURAL’ é um projeto centrado nas mulheres no Setor Agrícola e tem como objetivo estudar, desenvolver e promover a sua participação e representação em todos os postos do setor, incluindo aqueles que se relacionam com lugares de liderança e de tomada de decisões, beneficiando inclusive nas mesmas condições (por exemplo, igualdade salarial).
Este projeto de intervenção incide, primeiramente, sobre a identificação de práticas/medidas que possam impulsionar a sua participação e representação e que cessem com situações de discriminação e desigualdade; depois, sobre a sensibilização, reconhecimento e valorização do papel e trabalho desenvolvido pelas mulheres no setor agrícola; e por fim, sobre a capacitação das mulheres em áreas em que estas sentem dificuldades ou para as quais não estão devidamente capacitadas.
Mais informações sobre o projeto aqui