A redução das emissões de CO2 é uma das tarefas-chave do futuro também na agricultura. No projeto do modelo H2Agrar, vários parceiros estudam como poderia ser uma infraestrutura de hidrogénio para uso agrícola. O papel da AGCO/Fendt é o de fornecer tratores movidos a hidrogénio. A DLG (Sociedade Agrícola Alemã) atribui ao projeto modelo o primeiro lugar como trabalho pioneiro para o futuro da agricultura.
No projeto do modelo agrícola H2Agrar, vários protótipos de um trator movido a hidrogénio são utilizados regularmente nas explorações agrícolas pela primeira vez. O objetivo do projeto é investigar e estabelecer uma infraestrutura de hidrogénio para a agricultura na região modelo Emsland, Alemanha.
“Estamos muito satisfeitos por termos recebido este prémio da DLG. Tanto para a equipa de pré-desenvolvimento da Fendt como para os outros parceiros H2Agrar, este prémio é uma motivação para continuar a trabalhar energicamente na pesquisa de modelos alternativos para a geração de energia”, diz Walter Wagner, Diretor Executivo de Investigação e Desenvolvimento da AGCO/Fendt. “Para máquinas com elevada procura de energia, a mobilidade elétrica não é uma alternativa às energias convencionais. Aqui pesquisamos outras soluções alternativas, tais como a utilização de hidrogénio. O projeto do modelo H2Agrar oferece as melhores condições para tal”.
Produção de alimentos verdes com hidrogénio
Entre outras coisas, o projeto de investigação estudará também a usabilidade e o potencial de desempenho do hidrogénio para máquinas agrícolas. Para este fim, Fendt desenvolve protótipos de tratores movidos a hidrogénio com células de combustível. Estes serão utilizados em condições reais em duas explorações agrícolas de ensaio na região de Haren, Alemanha, durante todo o período do projeto. No âmbito do projeto, será determinado o consumo de hidrogénio dos tratores. Simultaneamente, serão pesquisados os requisitos técnicos para uma infraestrutura adequada de hidrogénio para a agricultura. Estes resultados constituirão a base para uma maior investigação sobre a redução das emissões de CO2 dos veículos agrícolas.