“Pesa mais, por isso é robusto e durará mais tempo”. Será que esta equação é real, que funciona realmente? Hoje, os técnicos da BKT, um dos maiores fabricantes de pneus off-highway do mundo, revelam os detalhes e parâmetros que afetam o peso de um pneu.
É muito comum ouvir dizer que quanto mais pesado é um pneu, maior é a sua qualidade, uma vez que é concebido com mais materiais e, por conseguinte, é mais duradouro. O peso e a qualidade podem estar correlacionados, mas apenas se considerarmos o peso de um pneu como a soma – lógica e calculada – de cada um dos seus componentes individuais.
Em resumo, não nos deve surpreender que um pneu para cargas elevadas, do mesmo tamanho que outros, possa ser mais pesado, porque os elementos adicionais que reforçam a sua estrutura irão afetar o peso global.
Os pneus utilizados pelos veículos de trabalho, sejam tratores ou pás carregadoras nas pedreiras, devem garantir desempenhos muito diferentes. Dependendo da utilização, a sua estrutura pode ser integrada com vários componentes, pelo que é possível encontrar uma diferença de peso significativa no mesmo modelo.
Num pneu, a maior percentagem do peso é o piso, mas elementos como a lona de cima, o ombro, o talão e a lona de carcaça que cada fabricante testa e modifica a fim de equilibrar o desempenho e os custos também devem ser levados em conta.
Uma das mais-valias da BKT é, por exemplo, a maior quantidade de material no talão dos seus pneus; mais alguns gramas em termos de peso que correspondem, no entanto, a zero quebras.
Mas, quanto é que pesa um pneu? Para compreender os termos de referência e para satisfazer a curiosidade, aqui estão alguns exemplos de entre os mais vendidos da gama BKT:
O maior pneu agrícola da BKT é o AGRIMAX RT 600 no tamanho IF 1250/50 R 32 e pesa 643,52 kg. O AGRIMAX RT 600 é ideal para trabalhar em relvados e solos que requerem uma atenção especial. É a solução perfeita graças às características do design do piso, à profundidade mais rasa, à presença e disposição de numerosos blocos, além da forma particular e arredondada do ombro.
O pneu mais pesado da gama OTR é o EARTHMAX SR 468 no tamanho 40.00 R 57. Um gigante com um peso total de 3819,80 kg projetado para camiões basculantes rígidos, apresenta uma estrutura integralmente em aço All Steel que confere maior resistência à lona de carcaça bem como resistência contra ataques danosos. As características distintivas do EARTHMAX SR 468 incluem o design especial do piso e o composto, criados para limitar o calor gerado. A profundidade E-4 do piso oferece elevada resistência em condições muito exigentes.
Entre os pneus mais pequenos no segmento AG, temos o LG 306 no tamanho 11X4.00-5, com um peso pluma de 1,17 kg: um pneu para relvados, adequado para cortadores de relva e, em alguns tamanhos, adequado também para pequenos tratores. O design de piso específico torna o pneu delicado no solo, facilitando a utilização ao manobrar.
Finalmente, na gama industrial, o pneu mais pequeno é o LIFTMAX LM 81 no tamanho 150/75 R 8, pesando 9,25 kg: especificamente concebido e projetado para empilhadores e tratores portuários, possui um piso duradouro e robusto, que, juntamente com o composto antiestático exclusivo, assegura excelentes propriedades de desgaste e uma longa vida útil.
Outros exemplos de peso
Diferença mínima para dois dos produtos agrícolas mais procurados que se caracterizam pelo mesmo tamanho. No entanto, o primeiro foi concebido especificamente para tratores de alta potência (mais de 250 cv) e está equipado com tecnologia IF, enquanto o segundo é um conjunto vencedor de características que melhoram o desempenho dos tratores da próxima geração e está equipado com tecnologia VF. Trata-se do AGRIMAX FORCE no tamanho IF 710/70 R 42 CFO, cujo peso é de 347,4 kg contra 340,84 kg no tamanho VF 710/70 R 42 para o AGRIMAX V-FLECTO. E agora um exemplo da gama de pneus OTR: entre os produtos mais procurados está o EARTHMAX SR 30 que, no tamanho 20.5 R 25, pesa 241,6 kg. É ideal para a utilização em pás carregadoras pequenas e médias em caminhos de terra batida.
A BKT é reconhecida como um dos mais importantes fabricantes de pneus Off-Highway no mundo, graças ao desenvolvimento de produtos para o maior leque possível de setores: agricultura, indústria, terraplenagem, mineração, atividades portuárias, jardinagem e VTT. Cada pneu é concebido de acordo com o seu uso e, por conseguinte, com o tipo de trabalho realizado pelo veículo em que será montado. Robustez, velocidade, autolimpeza, resistência a furos, estas são apenas algumas das características exigidas por quem compra um pneu.
Com exceção de processos particulares, como o trabalho em pedreiras, onde ainda é um parâmetro fundamental na avaliação, o peso está hoje no centro do desenvolvimento de novos pneus. Assim sendo, a BKT está a investir na investigação, para que a tecnologia suporte a criação de pneus cada vez mais leves. Com um pneu mais leve, por exemplo, a resistência a rolamento seria reduzida, com a consequente redução do consumo e do respetivo impacto negativo no ambiente, sem esquecer a redução dos custos dos materiais utilizados, tanto em termos de gamas de peso como do peso específico dos componentes individuais.
O objetivo é alcançar um desempenho melhor, mas sobretudo sustentável para os utilizadores (em termos de custos) e para o meio ambiente, cujo respeito é agora o mais importante motor das escolhas empresariais para a multinacional indiana.