Plugfest 2022, o festival de agricultura digital em Bolonha

A edição de 2022 do Plugfest teve lugar em Bolonha nos dias 17 a 21 de Outubro. Este evento organizado pela AEF para promover a compatibilidade de sistemas electrónicos e eléctricos entre máquinas agrícolas de diferentes marcas. A fim de aplicar corretamente as técnicas e métodos da Agricultura 4.0, é essencial que o equipamento mecânico possa comunicar com um código comum.

A digitalização das operações agrícolas levanta de forma proeminente a questão da partilha de dados e informações entre os equipamentos mecânicos produzidos por diferentes fabricantes. De facto, a aplicação das técnicas de Agricultura 4.0 exige que os tratores e as máquinas operadoras sejam capazes de “falar” uns com os outros. Sem uma plataforma comum, cada fabricante desenvolveria uma linguagem específica, incompreensível para o equipamento mecânico fabricado pelos seus concorrentes, o que acabaria por penalizar todo o sector, que não seria capaz de explorar plenamente as vantagens das tecnologias de última geração.

O evento denominado Plugfest, organizado anualmente pela Agricultural Industry Electronics Foundation (AEF), uma associação independente fundada em 2008 que conta atualmente com oito fabricantes de equipamento e três associações comerciais (incluindo a FederUnacoma) como membros principais e mais de 280 empresas membros  foi criado precisamente com o objetivo de melhorar a compatibilidade dos componentes electrónicos e eléctricos das máquinas agrícolas. O evento foi concebido para permitir aos engenheiros dos fabricantes testar os sistemas ISOBUS das suas máquinas com os de outros fabricantes – explica a AEF , resolvendo possíveis problemas na fase de desenvolvimento da aplicação.

O Plugfest é um evento único, pois reúne em torno da mesma mesa empresas que estão normalmente em concorrência e que, em vez disso, são encorajadas a trabalhar em conjunto para otimizar o perfil tecnológico das suas máquinas.