Olipes e a Fundação Abriendo Caminos vencedores do Compromisso com a Sustentabilidade no Mercado de Reposição

Olipes, uma empresa especializada no fabrico de óleos, massas lubrificantes, líquidos refrigerantes anticongelantes, fluidos de travões e outros fluidos para o sector automóvel, indústria, transportes e maquinaria agrícola e pesada, foi reconhecido na 2ª edição dos prémios “Compromisso para a Sustentabilidade no Mercado de Repouso” com o prémio máximo como fabricante na categoria “Impacto nas Pessoas” por todo o trabalho realizado, juntamente com a Fundação Abriendo Caminos, para o arranque e desenvolvimento da Escola Internacional em Pouma (Camarões).

“Estamos muito felizes e orgulhosos de receber este reconhecimento do nosso compromisso com as crianças, especialmente se vier das duas principais associações do sector das peças sobressalentes em Espanha, ANCERA e SERNAUTO, juntamente com as associações de oficinas representadas pela CETRAA, CONEPA e em colaboração com a Motortec Madrid”, diz Arturo Oliver, fundador da Olipes e presidente da Fundación Abriendo Caminos.

Como parte da política de gestão integrada da Olipes, a empresa sempre aspirou a construir um projecto empresarial em que o bem comum está tão presente como o seu próprio. Desta forma, e no âmbito da sua estratégia de responsabilidade social empresarial, executa diferentes políticas proactivas, incluindo a cooperação para ajudar as crianças. Assim, através da Fundação Abriendo Caminos, Olipes contribui anualmente até 10% dos seus lucros para planos de melhoria da saúde, integração social, educação e formação para crianças e jovens em risco de exclusão social.

A Fundação Abriendo Caminos, fundada em 2009 por Arturo Oliver, é uma organização privada sem fins lucrativos, de nacionalidade espanhola, que tem um compromisso duradouro dos seus bens para realizar projectos de interesse geral. Entre outros, destaca-se a sua Escola Internacional em Pouma, uma cidade nos Camarões rurais, cuja construção começou em 2015 e foi concluída em Setembro de 2018. Este é um enclave com um enorme défice escolar e onde as famílias têm recursos económicos muito limitados. Graças ao sistema de bolsas de estudo em vigor, qualquer criança nesta pequena aldeia pode ter acesso a uma educação de qualidade. Isto baseia-se num sistema inovador e globalizado que enfatiza o trabalho cooperativo, e onde aprendem três línguas: francês, inglês e espanhol.

“A escola nasceu com uma educação e um sistema diferente do que nos Camarões: aplicamos a metodologia da Europa, com a ajuda da instituição educativa Gredos San Diego (GSD). Começámos a educar do jardim-de-infância à escola primária e temos salas de aula para o ensino secundário, um nível que começará a ser ensinado em 2023, no seu sexto ano de funcionamento, e assim, pouco a pouco, completar os 600 lugares com a capacidade com que a escola foi criada”, explica Arturo Oliver.

Mas para além de actividades puramente educativas, esta Escola Internacional em Pouma também presta especial atenção ao bem-estar geral dos estudantes: desde campanhas dentárias, onde uma enfermeira local explica aos pais e estudantes a importância de manter uma higiene dentária adequada, fornecendo-lhes o material apropriado para o conseguir, até à implementação de uma grande horta escolar, onde os estudantes experimentam o cultivo de frutas e legumes, promovendo o respeito e cuidado pelo ambiente e utilizando os produtos colhidos para o auto-consumo da comunidade educativa e da população local.

Os vencedores da 2ª edição dos prémios “Compromisso para a Sustentabilidade no Mercado de Reposição”, anunciados hoje, foram escolhidos por um painel de juízes composto por representantes de fundações e organizações líderes no campo do compromisso e impacto social:

María López-Escorial, Presidente da Fundação HAZ.

Beatriz Sánchez Guitian, Directora-Geral da Fundação máshumano.

Lucila García, Directora Executiva da Fundação Seres.

Carmen Alsina, Directora de Comunicação, RI e Sustentabilidade da CEOE.

Mar de Andrés, Director da Área Social e de Voluntariado da Fundação Repsol.