A FUSO Canter, um dos modelos mais icónicos no universo das viaturas de trabalho e também um dos que tem uma relação mais fiel com os portugueses e com a indústria nacional, acaba de entrar na sua 9ª geração, e as primeiras unidades começam a ser disponibilizadas. Numa altura em que celebra 50 anos de presença ininterrupta em Portugal, a Canter traz consigo uma gama alargada e profundamente modernizada, com novidades que vão da estética às motorizações, passando pelas aptidões dinâmicas e de conforto.
A nova geração da FUSO Canter representa um marco importante numa história de sucesso, não apenas a nível global, mas especialmente em Portugal: presença assídua nas estradas e parceiro fiável de muitos negócios nacionais de todas as dimensões, a Canter foi lançada no nosso país em 1972, numa história de afinidade com os portugueses que nunca parou de crescer. Hoje, a produção europeia é assegurada em exclusivo pela unidade da Mitsubishi FUSO Truck Europe (MFTE) localizada em Tramagal, Abrantes, de onde é exportada para 30 países.
A 9ª geração da FUSO Canter destaca-se pela profunda revisão em vários domínios. Logo ao primeiro olhar, a diferenciação surge pela nova estética da cabina, com a inclusão da linguagem de design “Black Belt”. Quer no exterior, quer no interior, foi reforçada toda a perceção de qualidade, ao mesmo tempo que se introduziram melhorias de insonorização e de conforto em andamento. No plano técnico, destacam-se as novas funcionalidades de segurança e a conformidade dos motores 3.0 Diesel com a norma de emissões Euro VI E.
A gama portuguesa da Canter é agora enriquecida com novas distâncias entre eixos e oferece nada menos do que 60 versões, articuladas entre:
Juntando a isto uma palete de cores de fábrica de com mais de 100 possibilidades, a gama da 9ª geração da Canter apresenta-se como a mais completa de sempre e uma das mais abrangentes do mercado, multiplicando as possibilidades de utilização do chassis.
Porque a celebração dos 50 anos de comercialização da Canter em Portugal não podia passar despercebida, a FUSO Portugal decidiu desenvolver localmente uma Edição Especial, que estará disponível logo no lançamento e em quantidade limitada. Esta edição comemorativa estará disponível em todas as versões da gama e é caracterizada pela pintura Silver Grey, pelos logos da celebração dos 50 anos e pelos bancos em napa preta com logo bordado, dando o toque extra de exclusividade.
Assegurando consistentemente uma quota entre os 20% e 25% no competitivo segmento dos chassis-cabine em Portugal até às 9 toneladas de peso bruto, a Canter é hoje uma das principais referências da classe. Ao longo dos 50 anos de comercialização em Portugal, foram já matriculadas mais de 80.000 unidades, sendo possível encontrar em circulação unidades com mais de 30 e até de 40 anos, o que traduz os seus padrões de robustez e durabilidade sob utilização intensa.