Michelin na Agroglobal

A Michelin, líder no segmento dos pneus agrícolas, aposta na AgroGlobal, a maior feira agrícola realizada em Portugal, e que abrirá as suas portas de 7 a 9 de setembro. O grupo Michelin estará presente com uma vasta gama de pneus de altas prestações com soluções complementares, que oferecem a máxima performance juntamente com uma produtividade eficiente e sustentável. Definitivamente, os pneus Michelin são uma peça fundamental para transmitir potência e tração, e para respeitar o solo.

A Michelin conta com uma ampla gama de pneus com soluções complementares que permitem aos agricultores alcançar os seus objetivos com o mínimo impacto sobre o meio. Sob a sua premissa “para além do pneu para proteger os solos”, os especialistas da Michelin trabalham para oferecer soluções inovadoras, que permitam aos agricultores produzir mais e melhor, facilitando-lhes o dia-a-dia e melhorando a sua produtividade e a rentabilidade do seu negócio, o que pressupõe produzir de forma eficiente e sustentável.

A Michelin é líder, e a chave da sua liderança encontra-se no fabrico de pneus capazes de manter uma elevada performance em qualquer situação, ou seja, pneus polivalentes adaptados ao trator, para que este possa realizar diferentes trabalhos ao longo do seu ciclo de cultivo, uma vez que, para a Michelin, o sector agrícola é fundamental. E, por isso, a Michelin centra a sua estratégia e a sua inovação no respeito pelo solo e pelo ambiente circundante, fabricando pneus que sejam 100% sustentáveis, com matérias-primas de muito elevada qualidade, que ajudem a superar o seu próprio desafio “Todos os pneus Michelin serão sustentáveis em 2050”.

Na AgroGlobal, poderá ser vista, analisada e avaliada a gama de pneus do sector, fruto da estreita colaboração e do trabalho de equipa realizado entre a marca e os seus clientes. Na Michelin, cada pneu possui as suas especificidades, e, no caso dos pneus agrícolas, o equilíbrio é alcançado desenvolvendo-se compostos de longa duração, que oferecem um elevado nível de tração no campo,  a par de boas prestações em estrada. Tudo isto graças à permanente evolução dos materiais de alta tecnologia empregues no processo de produção.

E como cada pneu tem as suas próprias caraterísticas, em função da utilização para a qual é concebido, os especialistas da Michelin explicarão em primeira mão os benefícios dos diferentes produtos que a marca leva à AgroGlobal. Pneus tão diferentes entre si como o MICHELIN AXIOBIB 2, com tecnologia Michelin Ultraflex, o MICHELIN ROADBIB, a solução para uso em terrenos duros ou deslizamentos, ou o MICHELIN TRAILXBIB, concebido especificamente para maquinaria rebocada ou alfaias; a sua solução de insuflação centralizada PTG; e, também, soluções de conversão para lagartas da Camso, que se juntou à Michelin em 2018 para desenvolver soluções destinadas a melhorar a proteção do solo e a produtividade dos cultivos.

MICHELIN ROADBIB: a solução para uso em terrenos duros ou deslizamentos

O MICHELIN RoadBib é o primeiro pneu para máquinas agrícolas com mais de 200 cv concebido especificamente para proporcionar uma elevada performance em termos de longevidade e tração numa utilização predominante em terrenos duros ou deslizamentos frequentes.

As principais vantagens, por comparação com um pneu convencional para este tipo de aplicações, são a melhoria do conforto, tanto em estrada como em pisos duros; uma maior precisão na condução, graças ao seu piso largo com uma escultura pouco profunda; e uma menor resistência ao rolamento, o que se traduz em poupança de combustível e numa superior duração.

A chave para as excelentes prestações dos pneus MICHELIN RoadBib é o desenho exclusivo da banda de rolamento, com 60% mais de borracha em contacto com o solo, por comparação com um pneu agrícola tradicional. O inovador desenho híbrido da banda de rolamento também melhora o conforto, e ajuda a reduzir o consumo de combustível quando o trator se desloca por estrada.

Os agricultores que já testaram o MICHELIN RoadBib em Espanha sublinham as vantagens deste pneu, destacando a sua capacidade de tração e aderência por comparação com pneus convencionais, seja em terrenos secos e/ou pedregosos, assim como a resistência e a ausência de ruído e vibrações em estrada.

MICHELIN AXIOBIB 2: o pneu polivalente

O MICHELIN AXIOBIB 2 é a melhor oferta para a proteção dos solos, já que o uso de pneus de baixa pressão aumenta a rentabilidade agronómica em até 4%. Esta caraterística, incorporada no MICHELIN AXIOBIB 2, é compatível com as suas três inovações fundamentais: em primeiro lugar, o pneu oferece uma maior capacidade de carga que os pneus standard; em segundo lugar, oferece um rasto mais largo, o que garante uma maior tração campo; e, em terceiro lugar, as suas marcações NRO e AIRSYSTEM READY tornam-no compatível com as jantes originais, e otimizam os sistemas de enchimento remoto, graças a sua ampla gama de pressões.

As máquinas equipadas com estes pneus VF (Very High Flexion) serão capazes de suportar uma carga de trabalho superior, preservando, ao mesmo tempo, os solos, já que estes pneus beneficiam, também, da tecnologia MICHELIN ULTRAFLEX.

Graças ao trabalho dos técnicos do Grupo, a gama MICHELIN AXIOBIB 2 oferece um rasto alargado, o que assegura um melhor contacto com o piso e uma maior superfície de contacto: até 19% de rasto adicional. Esta vantagem permite melhorar a sua performance de tração em até 35%. O resultado final representa um benefício de 7% em produtividade para a exploração agrícola.

Também incorpora a marcação “Narrow Rim Option” (NRO). Esta marcação permite a utilização de uma largura da jante mais pequena do que a normalmente permitida pelas normas ETRTO para pneus IF ou VF da mesma dimensão, o que multiplica as possibilidades de utilização dos pneus, que se podem adaptar, por exemplo, às máquinas mais antigas.

Por seu turno, a marcação AIRSYSTEM READY torna-o compatível com os sistemas centralizados de enchimento – que permitem adaptar a pressão, para baixar até 0,6 bar no campo, ou alcançar os 2 bar para utilização sobre asfalto –, o que faz do MICHELIN AXIOBIB 2 um pneu polivalente para trabalhos pesados e de transporte, destinado a  tratores de média e alta potência.

Resumo das principais vantagens do MICHELIN AXIOBIB 2:

  • Tecnologia MICHELIN Ultraflex, que permite até 40% mais de capacidade de carga, ou até 40% menos de pressão (até 0,6 bar), o que significa uma maior proteção do solo.
  • AIRSYSTEM READY: otimiza a utilização dos sistemas de tele-enchimento, graças ao amplo leque de pressões de utilização.
  • Excelente capacidade de tração, com melhorias de até 35% na transferência da potência ao solo.
  • Superior rapidez de trabalho, o que representa poupanças de tempo que permitem um aumento da produtividade entre 7 e 11%.
  • Marcação NRO: compatível com jantes standard.

MICHELIN TRAILXBIB: a melhor combinação entre duração e proteção do solo

O MICHELIN TRAILXBIB foi especificamente concebido para maquinaria rebocada ou alfaias.

O pneu MICHELIN TRAILXBIB, desenvolvido em conjunto com os agricultores, oferece uma performance melhorada por comparação com o seu antecessor. Graças à sua capacidade para trabalhar a muito baixa pressão, protege o solo, limitando a sua compactação e garantindo, deste modo, uma superior performance agrícola.

O pneu MICHELIN TRAILXBIB oferece quatro vantagens principais:

  • Desenho de carcaça VF (Very high Flexion), que permite ao pneu suportar até 40% mais de carga do que um pneu standard à pressão recomendada. Adicionalmente, para a carga recomendada, pode trabalhar a pressões mais baixas, o que permite uma melhor proteção do solo.
  • Desenho específico do padrão da banda de rolamento, com uma elevada capacidade de escoar a lama, o que é especialmente efetivo em condições de piso enlameado, e, portanto, reduz a quantidade de lama depositada nas estradas após o trabalho no campo.
  • Nervura central na banda de rolamento, que garante um desgaste regular e um comportamento seguro em estrada.
  • Tecnologia MICHELIN ULTRAFLEX no desenho da carcaça, para oferecer uma elevada resistência aos danos, especialmente quando se trabalha com pressões de insuflação baixas. Para mais, esta tecnologia assegura uma distribuição uniforme do peso através da superfície de contacto do pneu, o que garante elevados níveis de proteção do solo.

Esta nova gama de pneus para maquinaria rebocada ou alfaias com rodas permite aos agricultores equipar todo o seu equipamento com pneu dotados de tecnologia MICHELIN ULTRAFLEX. Desde os eixos de tração, com as gamas AXIOBIB 2, XEOBIB e YIELDBIB, aos eixos dos reboques, com MICHELIN TRAILXBIB, os utilizadores podem otimizar a eficiência da sua exploração agrícola durante todo o ciclo de cultivo.

Ao mesmo tempo, a gama MICHELIN TRAILXBIB é totalmente compatível com os sistemas de tele-enchimento, graças à marcação AIRSYSTEM READY, o que permite ao agricultor ajustar facilmente a pressão dos pneus, inclusivamente nos equipamentos rebocados, em tempo real e em função do tipo de condições do solo.

PTG: a pressão ideal em dois cliques

A solução de tele-enchimento PTG está disponível e permite aos pneus agrícolas garantirem uma maior proteção dos solos, e um aumento da produtividade no campo e das prestações em estrada, graças à sua capacidade para trabalhar com diferentes pressões.

Esta inovação, desenvolvida pelos engenheiros em colaboração com os agricultores, permite ajustar a pressão dos pneus da maquinaria agrícola a qualquer momento em que tal seja necessário, a partir da cabina e num clique: baixa pressão para proteger o solo e melhorar a produtividade dos trabalhos no campo, ou alta pressão quando se circula sobre asfalto, para uma superior duração e vida útil dos pneus. Deste modo, o tele-enchimento permite resolver o difícil compromisso com que se deparam atualmente os agricultores, cujos tratores realizam diversas tarefas e sobre distintos tipos ou condições de piso (campo ou estrada).

O sistema de insuflação remota tem por base uma instalação de válvulas e acoplamentos rotativos, ligados a um circuito de ar, gerida por uma unidade de controlo situada na cabina.  O sistema da Michelin pode ser instalado tanto em tratores como em reboques.

A Michelin adquiriu a PTG para tornar-se num fornecedor de soluções que abrangem todos os aspetos da interação do pneu com o solo.

Camso: soluções sob medida para todos os terrenos e todos os equipamentos

A Michelin e a Camso uniram as suas forças em 2018, com o objetivo de desenvolver soluções que permitam aos agricultores melhorar a proteção do solo e a produtividade dos cultivos. Uma parceria estratégica, de que resultou o líder mundial em mobilidade OTR (operações fora de estrada), com um alargado leque de produtos complementares.

Os visitantes da AgroGlobal poderão descobrir algumas das soluções sob medida propostas pela Camso, como os seus sistemas de conversão para lagartas, que aumentam a mobilidade da maquinaria, para uma melhor deslocação sobre campos com solos macios. A amplitude do rasto diminui a compactação do solo, minimiza os danos causados ao solo e aumenta a estabilidade, maximizando a eficiência e a qualidade do trabalho. Graças à sua flexibilidade e capacidade de adaptação, estes sistemas podem ser utilizados em diferentes modelos de máquinas, e  para diferentes atividades.

Camso: CTS Halftrack para tratores

Trata-se de uma conversão que permite a instalação de lagartas em tratores de 110-165 cv, com custos que fazem sentido do ponto de vista financeiro. A conversão é realizada mediante um sistema de pernos, que permite a montagem e desmontagem de forma rápida e simples, por forma a que o trator conserve a versatilidade necessária para realizar qualquer tipo de trabalho na exploração agrícola durante todo o ano, minimizando os tempos de inatividade e otimizando a produtividade.

O aumento da performance, graças à melhor compactação do terreno e à tração melhorada; a duração e fiabilidade com um mínimo de manutenção; o maior conforto e a máxima versatilidade, graças ao processo simples de montagem e desmontagem – estas são as principais vantagens dos tratores pequenos equipados com CTS Halftrack, que permite aumentar a performance em até 7%, mercê de um custo acessível – cerca de 30% do preço do trator –, o que garante a rentabilidade do investimento.

CTS High Speed: a melhor opção para ceifeiras-debulhadoras expostas a soluções extremas

Concebido para oferecer um melhor acesso ao campo, mais estabilidade e maior comodidade no manuseamento, trata-se de um sistema que proporciona às ceifeiras-debulhadoras os benefícios das lagartas em termos de flexibilidade e tração, ao mesmo tempo que permite velocidades de deslocação por estrada de até 40 km/h, similares às de uma máquina ceifeira-debulhadora com rodas. A redução da pressão sobre o solo supera os 70%. Entre as suas vantagens destacam-se os menores tempos em estrada, que permitem dispor de mais tempo para trabalhos no campo.

Camso TTS: o sistema de lagartas de arrasto

Foi concebido para aumentar o desempenho dos equipamentos de aplicação agrícola de alta capacidade, como máquinas plantadoras ou carros de fertilizantes. Por comparação com uma máquina equipada com pneus, a sua grande superfície de apoio distribui o peso e reduz a pressão sobre o solo entre 30% e 80%.

A Michelin ambiciona melhorar de forma sustentável a mobilidade dos seus clientes. Líder do sector do pneu, a Michelin concebe, fabrica e distribui os pneus mais adaptados às necessidades e às diferentes utilizações dos seus clientes, assim como serviços e soluções para melhorar a eficácia do transporte. De igual modo, a Michelin oferece aos seus clientes experiências únicas nas suas viagens e deslocações. A Michelin também desenvolve materiais de alta tecnologia para diversas utilizações. Com sede em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega mais de 123 600 pessoas e dispõe de 71 centros de produção de pneus, que, em 2020, fabricaram 170 milhões de pneus (www.michelin.pt).