Liebherr em ação na primeira estância termal da Europa neutra em termos de CO2

Movimentação de baldes de betão, colocação de ancoragens e elevação de peças de aço: as gruas de topo de lança estão envolvidas em várias tarefas para a construção da cobertura do spa e de renovação dos históricos estábulos no noroeste de Milão. Construídos entre 1915 e 1918 em estilo Art Nouveau, os estábulos De Montel tornaram-se rapidamente um dos centros equestres mais prestigiados de Itália. Após a Segunda Guerra Mundial, o declínio instalou-se e as instalações foram ficando cada vez mais degradadas.

Comprimentos flexíveis da lança

Uma grua de topo plano 125 EC-B 6 com uma capacidade máxima de elevação de seis toneladas está agora a ajudar a dar forma a um novo começo. A grua possui uma lança de 50 metros de comprimento com uma altura de gancho autónomo de 30 metros. Uma 240 EC-B 12 Fibre com uma altura de gancho autónoma de 44 metros e uma lança de 65 metros de comprimento está também a ser utilizada, proporcionando uma capacidade máxima de elevação de doze toneladas.

Graças ao seu alcance, as duas gruas de topo plano, que também têm instalados sistemas de assistência inteligentes para uma elevação eficiente e segura, podem chegar confortavelmente a todos os cantos do estaleiro de construção. As lanças da série EC-B podem ser ajustadas com precisão aos requisitos do local utilizando secções de dois metros e meio.

Vantagens do cabo de fibra

A parte “Fibre” do nome do 240 EC-B representa a tecnologia pioneira de cabos de fibra da Liebherr. Os guindastes de fibra atingem valores de desempenho significativamente mais elevados em comparação com os seus homólogos de cabo de aço. O cabo de fibra também é mais durável, mais fácil de manusear durante o enrolamento devido ao seu peso mais leve, e a manutenção é menos complicada, uma vez que não é necessária lubrificação. E mais uma vantagem: os operadores de gruas podem ver num relance quando o cabo de fibra precisa de ser substituído. Os componentes da cobertura do cabo desgastam-se a ritmos diferentes – uma camada vermelha indica que o cabo atingiu o fim da vida útil. Isto aumenta a segurança durante o funcionamento.

O maior spa urbano de Itália

Existem nascentes de água termal que correm por baixo do estaleiro de construção, a cerca de 300 metros abaixo do solo. Por isso, a área é ideal para um spa termal. A maior estância termal urbana de Itália destaca-se sobretudo pela sua preocupação com a sustentabilidade. O spa foi concebido para não produzir emissões de CO2 durante o seu funcionamento. Os seus proprietários optaram por um pacote completo de medidas, tais como sistemas fotovoltaicos, painéis solares térmicos, ligação a uma rede de aquecimento urbano, reutilização de águas pluviais e recuperação de energia a partir de resíduos.

Pacote global

A empresa de construção Techbau S.p.A, sediada em Castelletto Sopra Ticino (NO), adquiriu os guindastes para este projeto através do revendedor Liebherr Niederstätter. “Escolhemos os guindastes Liebherr com base no aconselhamento profissional que recebemos da Niederstätter. Os guindastes de topo plano 125 EC-B 6 e 240 EC-B 12 Fibre são perfeitos para este projeto devido ao seu design, capacidade de elevação e alcance”, diz o gestor de projeto da Techbau, Mario Corrias. A Niederstätter também está a prestar apoio em termos de manutenção e assistência técnica das gruas. O desmantelamento das gruas está previsto para o final de 2023, dependendo do progresso no local.