Lançamento da construção do futuro Centro Epiroc em Aljustrel

A Epiroc Iberia realizou o evento de lançamento da primeira pedra das obras de construção do Centro de Serviços de Aljustrel, que deverá ser inaugurado no próximo mês de dezembro e que irá reforçar ainda mais a capacidade de resposta aos clientes da Faixa Piritosa Ibérica de Portugal e de Espanha.
O mês de julho é uma data importante para a Epiroc Iberia, é o ponto de partida de um importante projeto que sem dúvida vai revolucionar a forma como atendemos os nossos clientes no Sudoeste da Península Ibérica. Com este investimento, a Epiroc pretende reforçar a sua presença na região, prestando um serviço completo e ágil, oferecendo formação nos seus equipamentos de última geração e, em última instância, trazendo grandes benefícios aos seus clientes.
O evento foi organizado tendo em consideração todas as medidas de segurança e contou com a presença de importantes personalidades tanto a nível da autarquia local, nomeadamente o Presidente da Câmara de Aljustrel, Dr. Nelson Brito, como das empresas que mais proximamente irão beneficiar do Futuro Centro de Serviços, representantes da Tecnoplano, empresa selecionada para projetar e acompanhar a execução, execução essa que está a cargo da dst, empresa do dstgroup, bem como dirigentes da Epiroc Iberia, incluindo seu Diretor Geral, Jaime Huidobro. Este último, para além de cumprir a missão simbólica de colocar a primeira pedra, proferiu um discurso de abertura em que sublinhou a ideia de como este projeto lança as bases para uma nova etapa, em que a Epiroc afirma-se como uma empresa do futuro, que aposta em trabalhar no setor mineiro de forma digitalizada e sustentável.
Por seu lado, Nelson Brito, autarca de Aljustrel, ficou muito satisfeito com o que este investimento representa para a economia local, uma vez que o projeto vai proporcionar formação e capacitação aos futuros trabalhadores locais que terão oportunidade de adquirir competências para se preparar para enfrentar desafios profissionais em qualquer parte do mundo.
O novo centro de serviços de Aljustrel é o compromisso mais importante da Epiroc Iberia nos últimos anos, um local inovador com cerca de 10.000 m² de superfície, dos quais 2.000 serão utilizados como oficina de serviços técnicos e escritórios, e será o primeiro centro de trabalho com estas características e capacidade da Epiroc na Península Ibérica. O investimento é também uma demonstração clara do grande empenho e apoio da Epiroc aos clientes desta área geográfica.
José Teixeira, da construtora dst, s.a., afirma que “se empenhará na execução da obra cumprindo os requisitos do projeto e sobretudo pautará a sua atividade pelo alinhamento ecológico. Assume a responsabilidade de fazer deste novo e importante cliente, cliente para outros investimentos”.

Nas palavras de Jaime Huidobro, diretor geral da Epiroc “Estas novas instalações servirão não só para apoiar os nossos clientes e as suas necessidades de serviço, como também se tornarão um núcleo de desenvolvimento tecnológico para soluções avançadas de digitalização e eletrificação de equipamentos mineiros, como bem como um centro de formação para as novas gerações de mineiros e técnicos”.


As novas instalações terão uma oficina com capacidade para reparação de até quatro equipamentos de mineração simultaneamente, com possibilidade de expansão para um total de seis máquinas. Também será equipado com uma área para recondicionamento e teste de componentes e um espaço dedicado à reparação e teste de martelos hidráulicos. O complexo também incluirá uma área de escritórios com salas de formação e um armazém de apoio às operações mineiras. É um investimento com grandes perspetivas de futuro, uma vez que, nas fases subsequentes, continuará a expandir-se e a oferecer maior valor acrescentado às empresas mineiras próximas.
O novo centro de serviços será construído de forma eficiente e tendo em conta o ambiente, visto que, no futuro, irá abrigar uma infraestrutura para carregar as baterias dos equipamentos elétricos e será reservada uma área para instalação de painéis fotovoltaicos, permitindo que as instalações sejam sustentáveis em termos de energia.