Jungheinrich automatiza operações na Wacker Neuson

A Jungheinrich está a desenvolver um novo centro de logística para a Wacker Neuson, fabricante de equipamentos leves e compactos de alta qualidade, na sua unidade em Reichertshofen, na Alemanha. O novo centro de logística de 10.000 metros quadrados está localizado próximo às operações de produção da Wacker Neuson e irá encurtar significativamente os canais de transporte internos e gerar capacidade para um crescimento futuro. As novas instalações deverão estar operacionais no verão de 2022.

Tobias Harzer, Chefe do Centro de Vendas Sul da Jungheinrich, explica: “A Jungheinrich está a fornecer à Wacker Neuson uma solução de automação completa proveniente de uma única fonte – desde a análise do fluxo de material até ao design e à implementação. O centro de logística inclui um armazém automático vertical, uma área de armazém manual com locais de separação de pedidos automatizados e um elevador de armazém miniload. Todo o sistema é projetado para fornecer um maior rendimento, maior velocidade e maior segurança na movimentação da mercadoria. É a resposta da Jungheinrich à necessidade da Wacker Neuson por uma intralogística eficiente e de ponta.”

Os requisitos de mercado mais exigentes, devido a ciclos de pedido e tempos de entrega mais curtos, levaram a que o armazém existente da Wacker Neuson ficasse no limite da sua capacidade. Nesse sentido, o fabricante de máquinas e equipamentos recorreu à Jungheinrich para implementar processos logísticos mais eficientes. Como parte de uma consulta abrangente de fluxo de material, os especialistas da Jungheinrich analisaram as estruturas e processos existentes e identificaram o seu potencial de otimização. A construção de um novo centro de logística automático foi a solução definida, ao representar a melhor e mais sustentável solução do ponto de vista económico. A nova instalação e os processos atualizados associados aumentarão a eficiência dos processos logísticos, resultando em economias a longo prazo para a Wacker Neuson.

No centro da nova solução automatizada da Jungheinrich está um armazém vertical com 54 metros de comprimento. As paletes podem ser armazenadas até 24,5 metros de altura. Os transelevadores da Jungheinrich permitirão o empilhamento e a separação em alta velocidade, 24 horas por dia. Serão ainda implementadas a gestão e a visualização de instalações para sistemas de transporte e transelevadores. A recolha e preparação dos pedidos serão realizadas em estações de trabalho ergonómicas equipadas com equipamentos de movimentação.

O Jungheinrich WMS será utilizado para gerir o armazém vertical e outras áreas do armazém. O sistema integrado de orientação do empilhador garantirá o fluxo de material ideal entre as diferentes áreas do armazém e das estações de trabalho – desde a entrada até a saída de mercadorias. Nas áreas do armazém com manuseamento manual, o equipamento de movimentação de carga será apoiado pela navegação de elevação da Jungheinrich durante as operações de empilhamento e separação. O sistema WMS continuará a apoiar a impressão individual e comparação da documentação necessária do equipamento, a administração de números de série e cobranças e a criação de documentos de expedição.

Como todos os componentes são provenientes de um único fornecedor irá permitir uma integração rápida dos sistemas de gestão de equipamentos e uma comunicação eficiente entre os sistemas.

O centro de logística permitirá, no futuro, um maior crescimento, enquanto o armazém vertical poderá acolher outros dois corredores. Quando a instalação estiver concluída no final de julho de 2022, os equipamentos da Wacker Neuson serão selecionados e enviados através de processos de última geração a partir do novo centro de logística. Isso significa que o crescimento esperado será possível em condições ideais e a capacidade de fornecer os clientes da Wacker Neuson, incluindo os dos setores de construção, paisagismo e agricultura, será ainda mais eficiente.