A John Deere apresentou recentemente o seu primeiro trator autónomo, naquele que é o maior certame de tecnologia do mundo, o Consumer Electronic Show (CES), que se realizou em Moline, Illinois.
No terreno, o agricultor só precisa de configurar a máquina para modo autónomo, para isso basta aceder ao John Deere Operations Center Mobile (Centro de Operações), e enquanto a máquina está a funcionar, o agricultor pode abandonar o local para se concentrar noutras tarefas, e monitorizar no seu telemóvel, a operacionalidade da maquina em tempo real.
O centro de operações permite o acesso a vídeos, imagens, dados e métricas e permite que o agricultor ajuste a velocidade, a profundidade e demais operações. Na eventualidade de ocorrer alguma anomalia, o agricultor é notificado remotamente e pode ajustar e melhorar o rendimento da máquina e para isso, este modelo conta com os “olhos” de seis pares de câmaras estereoscópicas que permitem a deteção de obstáculos num ângulo de 360º, caso a máquina pare o agricultor recebe de imediato um alerta.
Este trator começa a ser comercializado nos EUA no final deste ano, no entanto não existe qualquer informação para quando a chegada deste modelo à europa, em particular em Portugal.