Após a medida inicial, lançada com o fabricante Spierings, no verão de 2024 (445/75 R 22.5), a Michelin lança, agora, o novo MICHELIN X-CRANE 2 445/95 R 25.
Este pneu foi concebido para gruas móveis e todo-o-terreno, para uso em estrada e fora dela. Tirando partido dos mais de 10 anos de experiência dos especialistas, e líderes do sector, da Michelin, o novo MICHELIN X-CRANE 2 445/95 R 25 combina uma carcaça de engenharia civil com uma banda de rolamento de pneu de camião. De facto, a Michelin trabalhou em múltiplos protótipos, e levou a cabo testes de vanguarda, para chegar a esta versão final, única no mercado.
Este inovador pneu é 5% mais leve1 do que o seu predecessor, o MICHELIN X-CRANE+. O que permite aos veículos circular com cargas mais pesadas, graças ao seu novo índice de carga, que passa de 174F para 178F (uma norma experimental registada na ETRTO). O MICHELIN X-CRANE 2 pode transportar mais 800 kg por pneu quando se circula a 80 km/h. Esta capacidade de carga aumentada representa uma carga adicional de 1,6 toneladas métricas por eixo2.
O MICHELIN X-CRANE 2 beneficia de prestações de travagem otimizadas, para uma maior segurança. Foram realizados múltiplos testes de travagem sobre piso molhado, que mostram que, por comparação com o novo MICHELIN X-CRANE 2, o principal concorrente necessita de mais 27% de distância de travagem4.
O pneu MICHELIN X-CRANE 2, que conta com a certificação M+S, também oferece um melhor controlo, para evitar obstáculos e acidentes, tanto em piso seco como molhado, e mesmo sobre lama ou neve. A banda de rolamento integra a tecnologia MICHELIN REGENION, que utiliza impressão 3D metálica para criar bandas de rolamento auto-regenerativas. Graças a esta tecnologia, melhora a vida útil da banda de rolamento, o que permite uma aderência, e prestações, constantes ao longo de toda a vida do pneu, independentemente das condições3. Por último, esta tecnologia permite ao pneu MICHELIN X-CRANE 2 reduzir o consumo de combustível em mais de 13%, o que representa uma poupança de aproximadamente 826 litros de combustível, e cerca de 1320 euros, para uma grua que percorra 10 000 km5.
O novo MICHELIN X-CRANE 2 2 445/95 R 25 está homologado para inúmeras máquinas, tanto no mercado europeu como no norte-americano:
• LTM, LTC e LG da Liebherr
• GMK da Grove
• AC da Tadano
• Modelos AT da Linkbelt para o mercado dos EUA