Finalistas do concurso Chefe do Ano 2024 visitam campo de Bimi

Os candidatos apurados para as eliminatórias regionais do concurso Chefe do Ano 2024 visitaram um campo de Bimi para conhecer melhor este vegetal. O Bimi é um dos patrocinadores deste concurso, o maior e mais importante de cozinha para profissionais em Portugal.

A visita ao campo de Bimi, localizado em Torres Vedras, começou com uma aula ao vivo pelo chef Rodrigo Castelo, que recebeu recentemente a sua primeira estrela Michelin pelo trabalho que desenvolve no seu Ó Balcão, em Santarém. Depois de uma prova vertical, em que os candidatos puderam provar o Bimi, do caule aos floretes, Rodrigo Castelo preparou um prato de Bimi grelhado no carvão que destacou toda a versatilidade e sabor suave deste vegetal.

Os candidatos puderam, depois, visitar o campo e perceber como é produzido o Bimi, legume da família dos brócolos e 100% comestível.

Portugal já é o segundo maior produtor de Bimi da União Europeia. A produção aumentou de 10 hectares em 2021, para 80 hectares. Grande parte da produção nacional está concentrada na região Oeste, onde as temperaturas amenas e frescas são propícias, seguindo-se o Ribatejo e o sudoeste alentejano.

O Chefe do Ano é o maior e mais importante concurso de cozinha para profissionais, em Portugal. Dos mais de 100 candidatos de todo o país, foram apurados 18 para concorreram nas três eliminatórias regionais que irão realizar-se durante o mês de abril. Nesta 35ª edição, os aspirantes a Chefe do Ano terão de apresentar um menu completo que “defenda e preserve as raízes da gastronomia tradicional portuguesa, os produtos e matérias-primas de origem nacional”.

Créditos da foto: João Beijinho/EG