Feira Nacional de Agricultura uma feira presencial na Plenitude

A FNA 22 – Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo que se realiza de 04 a 12 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, cujo tema é a “Inovação e Tecnologia”, pretende dar a conhecer as alterações que a atividade agrícola irá ter com
a aplicação das novas tecnologias, uma das questões mais relevantes para a modernização do sector.
A FNA tem como objetivo apresentar várias ofertas de tecnologia já existentes, mas que ainda não foram amplamente implementadas até agora como o 5G, a biotecnologia, a robótica, a inteligência artificial, entre outras.
Neste âmbito, a feira contará com o “Espaço Inovação” nos “Claustros” – um dos espaços mais nobres da feira – e que terá uma
exposição de soluções ligadas a estas questões.

FNA – Uma feira de volta à normalidade

A evolução da pandemia e a vacinação geral da população permitem que a FNA volte aos seus moldes normais, sem obrigatoriedade do uso de máscara nem de regras sanitárias que estiveram em vigor. Vai ser possível de novo, sentir a vida e as tradições ribatejanas.

Maquinaria Agrícola

É uma das mais importantes áreas do evento onde se apresentam as novidades e as principais marcas do mercado, que apresentam soluções inovadoras e diferenciadas. Esta é uma zona que atrai os profissionais de sector possibilitando contactos e negócios, além de chamar a atenção de muitos visitantes, pela sua imponência.

Espaços de Gastronomia alargados

A zona dos restaurantes, foi alargada de modo a possibilitar mais comodidade aos visitantes. As “tasquinhas” promovidas por Associações do concelho de Santarém vão ter esplanadas renovadas, o que irá permitir maior conforto aos visitantes.

Compromisso Ambiental na FNA 22

Durante os nove dias de feira, o compromisso com o meio – ambiente e a reciclagem estarão sempre em primeiro plano. Com o objetivo de reduzir a pegada ecológica nomeadamente o consumo de plástico, a FNA 22 vai utilizar unicamente copos
reutilizáveis.
Continuando a experiência de anos anteriores, a Feira Nacional de Agricultura e a Resitejo voltam a colaborar para que o evento seja cada vez mais amigo do ambiente. Neste âmbito, estarão instaladas no recinto várias baterias para recolha e reciclagem
de Papel, Vidro, Plásticos e Embalagens de Metal.
A energia que a Feira necessita, provém indiretamente dos Painéis Solares instalados no Parque de Estacionamento do CNEMA, o que permite uma compensação 100% da energia consumida na Feira. Este ano, todos os autocarros ao serviço da FNA são elétricos, uma clara aposta na diminuição da pegada ecológica.

Prazer de Provar
O Salão Prazer de Provar reúne no mesmo espaço vários produtos de grande qualidade como vinhos, azeites, queijos, enchidos, méis, compotas, frutas, entre outros bens alimentares e proporciona ao consumidor o acesso a alguns dos melhores produtos nacionais, nomeadamente em provas dos melhores vinhos, do Concurso “Vinhos de Portugal” pela ViniPortugal, azeites pelo CEPAAL, méis pela FNAP e os melhores dos melhores dos queijos, enchidos, licores e doces, entre outros com organização da Qualifica, os melhores e melhores dos Concursos Nacionais. Neste âmbito, a FNA vai ser palco das cerimónias de entrega de prémios das várias competições.
O Salão Prazer de Provar conta com uma presença alargada de Municípios numa zona especialmente definida, entre os quais os que integram a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, e outros como Alijó, Carrazeda de Ansiães, Murça, São João da
Pesqueira, Vila Franca de Xira, entre outros.
Realce também para o espaço dedicado ao Programa Portugal Sou Eu, iniciativa que visa a dinamização da produção nacional e que conta com vários representantes que estão no mercado.
Paralelamente decorrem ações de “Cozinha ao Vivo” com mostras e degustações de produtos e também Provas de Azeite, Vinho, Água, Mel, Gin e Vegetais.

Exposição de Equipamentos e Institucional
Durante a FNA 22, a Nave B é dedicada a organizações do sector, aos equipamentos e serviços para a agricultura onde os visitantes podem conhecer empresas e organizações de referência nesta área.

Mostra Agro – Pecuária
Estará em exposição uma mostra das principais raças autóctones bovinas, caprinas, ovinas e suínas.