A igus abriu as inscrições para o concurso manus 2023, que tem vindo a organizar de dois em dois anos, nos últimos 20 anos. O concurso distingue as aplicações industriais, com polímeros deslizantes, mais criativas, económicas e sustentáveis. Houve um número recorde de participantes em 2021, com 582 inscrições de 41 países. Os vencedores dos prémios manus de ouro, prata, bronze e verde receberão um prémio monetário até 5.000 euros.
Independentemente de ser um camião do lixo, uma máquina de embalamento ou um assento de avião: os engenheiros estão a utilizar, cada vez mais, casquilhos deslizantes em polímeros de elevada performance. As vantagens são óbvias: os casquilhos em polímeros são mais leves que os casquilhos em metal, melhoram a eficiência energética, não requerem lubrificantes adicionais graças aos lubrificantes sólidos incorporados e, consequentemente, protegem o ambiente. “Ficamos sempre surpreendidos com as aplicações industriais em que os nossos casquilhos em polímero são utilizados”, diz Tobias Vogel, CEO para Casquilhos Deslizantes e Sistemas Lineares na igus. “Para promover este desenvolvimento positivo e recompensar engenheiros inovadores, estamos a atribuir às aplicações industriais mais inovadoras com polímeros deslizantes o prémio manus 2023”. As inscrições para o concurso manus de 2023 já se encontram abertas e a data limite para inscrição é dia 10 de fevereiro de 2023. Tudo é possível, desde uma aplicação em série até às peças personalizadas. O único requisito: deve haver pelo menos um protótipo concluído. Um júri de especialistas das áreas da ciência, indústria e meios de comunicação especializados irá então atribuir quatro prémios no valor máximo de 5.000 euros: o prémio manus de ouro, prata e bronze e o prémio manus verde para a aplicação mais sustentável. Os vencedores receberão os seus prémios na Feira de Hanôver de 2023.
concurso manus está a tornar-se cada vez mais popular
A igus tem vindo a organizar o concurso manus ao longo dos últimos 20 anos e este ano será a décima primeira edição. Nos últimos anos mais de 3.000 candidatos de todo o mundo têm participado no concurso. Em 2021 celebrou-se o 10º aniversário do concurso, que registou o número recorde de 582 inscrições de 41 países. Na última edição, o manus de ouro foi atribuído à empresa Kässbohrer Geländefahrzeug AG. Nos quatro eixos oscilantes do veículo de lagartas PowerBully, o fabricante deste veículo deixou de utilizar casquilhos metálicos com tendência para a sujidade e de manutenção intensiva e optou pelos casquilhos em polímero iglidur TX1. Para esta aplicação, a igus tinha fabricado e testado casquilhos em polímero com dimensões nunca antes utilizadas. O Finbin ganhou o manus verde. A empresa finlandesa desenvolveu um contentor de lixo que utiliza energia solar para compactar os resíduos. Os casquilhos em iglidur G, resistentes à sujidade e isentos de lubrificação, feitos de plástico tribologicamente otimizado, são utilizados na tampa, no pedal e na ligação da transmissão do contentor.
Os termos e condições de participação, as aplicações dos participantes e um resumo dos vencedores anteriores podem ser encontrados em https://www.igus.pt/info/manus-award