Digitalização, tecnologia e sustentabilidade ou, por outras palavras, agricultura 4.0. A tendência com o maior impacto no setor agrícola. Não apenas uma tendência, mas também o único caminho para o futuro.
O objetivo? Revolucionar as operações realizadas no campo, utilizando tecnologias avançadas para aumentar a eficiência, a sustentabilidade das atividades e a qualidade da produção.
Uma das pedras angulares desta nova era da agricultura é a recolha, integração e análise automáticas de dados diretamente do campo. Tal é possível graças a tecnologias que disponibilizam informação valiosa aos agricultores, apoiando-os no processo de tomada de decisões para o seu trabalho e na sua relação com outros elementos na cadeia de abastecimento.
Atualmente, com o desenvolvimento das tecnologias digitais, é também possível recolher dados que abrangem fatores ambientais, climáticos e relacionados com o solo. Tudo isto permite aos agricultores tomarem medidas direcionadas, seguindo processos de trabalho mais eficazes e respeitando os prazos.
A agricultura de precisão dos últimos anos, combinada com o potencial do digital, mostra-nos assim uma nova abordagem ao trabalho no campo, sendo a sustentabilidade um elemento central em todas as operações.
As máquinas e equipamentos agrícolas, incluindo os pneus, também estão no centro desta revolução. A gama Flotation da BKT responde às necessidades ditadas pela Agricultura 4.0 e aos novos desafios na produção e sustentabilidade.
“Esta é a série de pneus de alto conteúdo tecnológico, concebidos para reduzir a compactação do solo, fenómeno que se deve à carga que pesa sobre os próprios pneus. As propriedades de flutuação destes produtos reduzem a compactação do solo”, explica Denis Piccolo, gerente de produto na BKT, “o que significa: menos alteração da sua estrutura. Isto garante uma melhor troca de componentes nutricionais no solo, melhor capacidade de aeração e drenagem da água.
Traduzindo-se tudo em maior produtividade.