BKT alia-se a start-ups italianas do setor agroalimentar

O formato televisivo ““Growing Together“, um projeto lançado pela BKT e a DAZN, disponibiliza um palco para os jovens talentos das equipas da Serie BKT e para os jovens locais proprietários de start-ups com uma paixão pela agricultura e a alimentação. O resultado é um retrato único das províncias da Itália onde encontramos a aliança entre o desejo de crescer, no desporto e na vida, e o desejo de experimentar coisas novas.

Na segunda edição do projeto “Growing Together“, vamos até Ferrara. Os grandes protagonistas são Salvatore Esposito, médio do SPAL e jogador da seleção italiana de sub-21, e Riccardo Minarelli, um empreendedor de Ferrara da empresa familiar GestCAV. A empresa está a desenvolver uma start-up dedicada à utilização da denominada agro-energia, uma das alternativas mais revolucionárias aos combustíveis fósseis.

Na GestCAV – Gestioni Agricole Cavallari em Ferrara, Riccardo Minarelli já faz experiências com a utilização dos produtos agrícolas para gerar energia há vários anos.

A tradição agrícola tem raízes fortes na família Cavallari: quatro gerações unidas por valores reais, como o amor pela terra e a experiência de trabalhá-la. Graças em parte à formação de Riccardo, a empresa decidiu recentemente investir na produção de energia renovável de origem exclusivamente agrícola.

Conforme explica Riccardo: “O objetivo é transformar produtos, especialmente subprodutos, em energia limpa e renovável, utilizando processos sem produção de desperdício. Uma vez que se trata de produtos biológicos, os resíduos da sua transformação são devolvidos ao solo para fertilização da próxima colheita. Tenho orgulho no nosso projeto. Quero mostrar que é possível fazer coisas novas e interessantes ao nível das províncias. Quero promover o regresso ao campo e, um dia, ser uma das principais empresas agrícolas italianas na produção de agro-energia.”

A GestCAV possui uma instalação de produção de biogás desde 2012, para a produção de eletricidade limpa e renovável. A eletricidade deriva de um processo de fermentação que transforma a silagem de milho e triticale num gás bruto chamado biogás. Através de um cogerador, este gás devolve eletricidade e calor, úteis para o processo de produção.

Uma aposta mais recente é a unidade de produção de biometano, outro exemplo da criação de valor a partir da produção agrícola. Neste caso, a unidade é alimentada através de subprodutos como a palha de trigo e os caules de milho secos, que são fermentados para produzir biogás. Este é depois refinado para biometano e injetado na rede.

O projeto da GestCAV chamou a atenção da BKT e, por isso, dedicamos-lhe um episódio inteiro do formato da DAZN-BKT “Growing Together“.

A BKT adora descobrir e a apoiar jovens talentos, em linha com o seu elevado grau de consciência social, mas também com a sua abertura a novas ideias, especialmente as referentes à sustentabilidade agroalimentar. Este setor é fundamental para a BKT, um dos maiores produtos de pneus agrícolas do mundo.