Ascendum e Biond assinalam encerramento do workshop para operadores florestais

A Ascendum e a Biond promoveram, no dia 13 de novembro, na Unidade de Negócio da Ascendum em Leiria, a Sessão de Encerramento do Workshop para Operadores Florestais, uma formação integrada no projeto Advance Forest. A iniciativa, desenvolvida pela Biond, Forestis e Fenafloresta em parceria com a Ascendum e financiada pelo Fundo Ambiental, pretende acelerar a transformação do setor florestal e reforçar práticas seguras e sustentáveis no terreno.
A sessão marcou o culminar de uma formação de 40 horas, combinando momentos teóricos, treino em simulador e prática no terreno com um equipamento florestal Ponsse. O objetivo central passou por capacitar técnicos, e produtores para as exigências modernas da gestão florestal, como a utilização de novas tecnologias e adoção de boas práticas na prevenção de riscos.
O programa contou com a participação de representantes das entidades parceiras e de vários intervenientes do setor. Após a receção dos convidados, o encontro abriu com um vídeo de apresentação do Advance Forest, seguindo-se as mensagens de boas-vindas por parte de José Luís Mendes e Rui Faustino, da Ascendum, e uma intervenção do município de Leiria, através do vereador Luís Lopes.
A sessão prosseguiu com a apresentação do projeto Advance Forest por João Lé, da The Navigator Company, e de seguida com a entrega de certificados aos formandos, momento que reforçou as várias entidades envolvidas e que fizeram acontecer este workshop.
José Luís Mendes, CEO da Ascendum em Portugal, refere – “A Ascendum tem estado presente nos grandes desafios da construção e da indústria, mas também quer estar ao lado daqueles que constroem o futuro da floresta, através da inovação, da mecanização e da valorização do capital humano que faz tudo acontecer. É por isso que esta parceria com a Biond e o Advance Forest faz tanto sentido para nós.”
Um dos momentos centrais foi o lançamento do Manual de Colheita Florestal Mecanizada, uma obra original de Heikki Ovaskainen, traduzida e adaptada pela Biond, para o mercado português com o apoio da Ascendum e Ponsse. A apresentação esteve a cargo de Pedro Gaspar, da Ascendum, e José Luís Carvalho, da The Navigator Company. O manual sistematiza orientações técnicas e operacionais que facilitam a adoção de processos mecanizados e mais eficientes, contribuindo para a modernização do setor.
Seguiu-se a intervenção de Miguel Silveira, da Altri, dedicada à importância de projetos, como o Advance Forest, que mobilizam fundos, a indústria e o setor público para trabalharem lado a lado e transformarem investimento em impacto real, antes do encerramento oficial conduzido por Anabela Rodrigues, do PRR – Recuperar Portugal. A sessão terminou com um momento de convívio entre participantes e parceiros.
“Este projeto mostra como a colaboração entre entidades públicas e privadas é essencial para preparar o setor florestal para os desafios da digitalização e da sustentabilidade”, sublinhou um dos intervenientes da sessão.