No ano em que assinala os seus 30 anos de atividade, a ANIPLA – Associação Nacional de Proteção das Plantas, acaba de assumir mais um compromisso com o setor, indústria e todos os seus profissionais e parceiros. Num encontro que permitiu relembrar aqueles que foram os 30 Passos mais marcantes nestas três décadas de história e trabalho, e que teve lugar no dia 17 de Novembro no Museu do Oriente, a ANIPLA apresentou em 1ª mão ao público, profissionais e parceiros uma plataforma única, que promete melhorar o trabalho diário dos muitos profissionais que operam nesta área. Os 30 anos são da ANIPLA, mas o presente foi para todos: foi oficialmente apresentada a Smart Farm Virtual, uma plataforma de formação de agricultores e partilha de informação, que promete dar um passo em frente no que respeita à sensibilização para as melhores práticas e à garantia no acesso à formação para qualquer profissional agrícola.
Num evento que assinalou o 30º aniversário da ANIPLA e que serviu para relembrar aquelas que são as principais fragilidades, oportunidades e desafios do setor para as próximas décadas, a tarde ficou marcada pela apresentação desta nova plataforma, que ao funcionar como uma extensão do trabalho que é desenvolvido, diariamente, na Companhia das Lezírias, na Quinta Inteligente da ANIPLA, nasce com o propósito de apoiar a formação de profissionais agrícolas em Portugal e de ser um local que reúne, num só espaço, documentação, informação, vídeos e materiais de apoio sobre as mais recentes inovações da tecnologia e da ciência ao serviço da agricultura.
Assim, a partir de agora, desde que ligado a um computador ou smartphone, qualquer pessoa, profissional ou público em geral, poderá visitar a Smart Farm, acedendo à mais recente e atualizada informação. Recorrendo a uma técnica designada por Navegação Interativa, com adaptações de realidade aumentada, será possível conhecer com mais pormenor os projetos de promoção e preservação da biodiversidade desenvolvidos na Smart Farm, procedimentos associados à gestão e uso de produtos fitofarmacêuticos, principais cuidados na gestão de embalagens, processos de pulverização, gestão de efluentes e tudo o que está relacionado com práticas agrícolas, inovação, agricultura de precisão, aplicações e gestão de recursos.
Para João Cardoso, Diretor Executivo da ANIPLA, a expetativa face ao projeto é muito positiva já que «acreditamos que a informação sobre as mais recentes técnicas e práticas agrícolas tem de chegar a todos sem exceção e se em 5 anos a Smart Farm conseguiu acolher cerca de 1.200 visitantes, formando-os e dotando-os de mais e melhores ferramentas de trabalho, na sua versão digital, pela sua natureza, tem potencial para ter um alcance exponencialmente superior», refere. «Somos um setor que está em constante evolução, com uma necessidade permanente de atualizar os profissionais e de partilhar com estes materiais relacionados com agricultura sustentável e produção de alimentos, pelo que, esta plataforma vai dar resposta a isso mesmo. Temos reunidos todos os ingredientes para que a Smart Farm Virtual seja um sucesso», conclui ainda.
Com este lançamento, que conta com o suporte e apoio da Croplife Europe, a ANIPLA assume o compromisso de colocar ao serviço do setor uma ferramenta que contribui para o cumprimento dos compromissos da indústria para 2030, designadamente no que respeita à formação e proteção de Pessoas & Ambiente, sensibilizando e disseminando as boas práticas e tecnologias desenvolvidas para uma agricultura (ainda mais) sustentável.
A médio longo prazo o objetivo será impactar milhares de agricultores, num trabalho que se manterá em constante atualização e desenvolvimento, em estreita cooperação com todos os seus parceiros.