Alltech Crop Science adquire Ideagro

Reforçando o seu compromisso Working Together for a Planet of Plenty™, a Alltech Crop Science adquiriu a Ideagro, empresa de investigação sediada em Múrcia, Espanha. Esta aquisição une duas empresas líderes com o intuito de reforçar a atividade de investigação na área dos solos e das culturas agrícolas, o que contribuirá para melhorar a oferta de produtos biológicos à base de microrganismos da divisão agrícola da Alltech para os seus clientes em todo o mundo.

“Temos o prazer de anunciar que a Ideagro passa a fazer parte do grupo de empresas Alltech, sendo um aliado que partilha a nossa visão e aumenta significativamente a nossa capacidade de investigação”, afirma Andy Thomas, CEO da Alltech Crop Science. “Esta aquisição representa a consolidação de uma longa parceria, uma vez que trabalhamos em estreita colaboração com a equipa da Ideagro desde a sua fundação há 11 anos”, acrescenta.

A Ideagro é uma empresa líder na investigação e desenvolvimento no setor agroalimentar, com uma equipa de mais de 20 cientistas, empenhados em melhorar a produtividade e a rentabilidade dos sistemas agrícolas. Com o seu conhecimento na promoção de microrganismos benéficos para os solos, a Ideagro contribui para otimizar o crescimento das culturas, reduzir o impacto nocivo dos produtos químicos e ajudar as plantas a reforçar as suas defesas. A capacidade analítica da Ideagro – com destaque para a investigação in vitro, patologia vegetal, dinâmica do solo e microrganismos – permite aos produtores detetar microrganismos e determinar a atividade enzimática do solo.

“Estamos perante uma grande oportunidade de crescimento para a Ideagro, porque teremos melhores meios e mais capacidade tecnológica para desenvolver a nossa investigação, que passa a ter projeção global”, afirma Pedro Palazón, CEO da Ideagro. “Deixaremos de estudar apenas os solos da Península Ibérica e passaremos a trabalhar com solos de todo o mundo para conseguir uma agricultura mais sustentável e amiga do ambiente”.

A Ideagro detém laboratórios de última geração, instalações e campos de investigação experimental para a realização de ensaios, nos quais, até à data, foram estudadas mais de 90 culturas diferentes, tendo sido realizadas mais de 10 mil análises físico-químicas e biológicas. Graças a isto, foi possível o desenvolvimento de novas estratégias agrícolas baseadas em microrganismos.

Os três laboratórios da Ideagro contam com as tecnologias mais avançadas no estudo de nutracêuticos, patologia vegetal, investigação e desenvolvimento e biologia molecular. Os seus serviços incluem:

  • Diagnóstico, identificação e semi-quantificação (precisos) de mais de 290 microrganismos – a nível de espécie – em diferentes culturas. Além disso, através dos seus kits de deteção multiespecíficos, podem ser simultaneamente detetados até 40 microrganismos patogénicos numa única amostra, com resultados obtidos em 24-48 horas.
  • Identificação molecular de microrganismos, bem como caracterização genética de estirpes específicas e determinação de patótipos patogénicos.
  • Análise de nemátodos.
  • Conceção de sensores especiais para microrganismos específicos. Assim, estes podem ser detetados no solo, na água, nas plantas ou em bioestimulantes.
  • Análise de micotoxinas, com mais de 15 mil testes realizados até à data – sendo capaz de identificar e quantificar os riscos de aflatoxina B1, fumonisinas, zearalenona, deoxinivalenol ou toxina T-2. Além disso, relatórios mensais sobre a contaminação por micotoxinas nas dietas animais e nas principais culturas de Espanha e restante Europa.

A Ideagro é acreditada pelo Ministério da Agricultura e Pescas, Alimentação e Ambiente de Espanha (EOR 82/13) e está certificada pela norma de qualidade ISO 9001:2015. Em junho de 2021, a empresa foi também acreditada como laboratório nacional de referência para a GLOSOLAN (Rede Mundial de Laboratórios de Solo da FAO).

“A especialização da Ideagro, juntamente com o alcance da Alltech, permitir-nos-á partilhar com todo o setor o conhecimento que temos sobre a relação entre o solo, as culturas, os animais e a saúde humana”, acrescentou Andy Thomas. “A importância deste conhecimento não pode ser subestimada num contexto em que nos esforçamos para melhorar o nosso importante sistema alimentar global a partir do solo”.